Tablets produzidos no Brasil chegam em setembro
http://alucinometro.blogspot.com/2011/08/tablets-produzidos-no-brasil-chegam-em.html
Para aqueles que desejam comprar um tablet, mas ainda não compraram por conta de preço boa notícia, em setembro, chegam ao Brasil os tablets "brasileiros".
A algum tempo atrás, foi confirmada a vinda da empresa que faz o iPad para o nosso país. E com todo esse mercado fervendo no Brasil, o então ministro da ciência e tecnologia, Aloizio Mercadante disse que tablets a partir de setembro poderão custar em torno de 60% do preço que estão vendendo hoje. Tendo em torno de 20% dos materiais utilizados feitos aqui. Em três anos, pretende-se que esse número chegue a 80%.
Isso seria devido a diminuição de impostos sobre tablets que vem ao nosso país e a iniciativa de trazer empresas para fabricar tablets aqui. Ainda segundo Aloizio, não faltarão tablets até o fim do ano. Como ponto principal da entrevista, foi dito:
“queremos levar [o tablet] para a escola pública e fazer como outros países já estão fazendo. Taiwan já acabou com o livro didático, só tem livro na biblioteca. O aluno lê toda a bibliografia por meio do tablet que também é um caderno eletrônico. A Coreia [do Sul], em dois anos, não terá livro didático. É o próximo passo do nosso projeto”
Tomando como base o preço médio de um tablet em torno de R$1600 reais no Brasil, isso significa que pagaremos em torno de R$950 por um tablet de 32 GB.
Até onde se sabe, nove empresas que fabricam tablets estão recendo incentivos fiscais para fabricarem no Brasil. São elas: AIOX, Envision, LG, Motorola, MXT, Positivo, Samsung, Semp Toshiba e Sanmina-SCI. e outras seis estão sendo analisádas. São elas: Compalead, Foxconn (que pode fabricar a linha iPad, da Apple), Ilha Service, Itautec, Leadership e Teikon Tecnologia.